quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A tia Naná

Prometi um post sobre a tia Naná. Ei-lo!

Gente, eu juro que não quero fazer inveja em ninguém. Gostaria que TODA mãe no mundo tivesse uma tia Naná. Aliás, acho até que devia estar previsto o direito a uma tia Naná no Pacto de São José da Costa Rica, na Convenção de Genebra.

Alguém me disse certa feita, quando declarei que não teria uma doula no parto do Miguel, que doulas até salvam casamentos. Acredito. Mas uma tia Naná, pessoal, eu garanto: ela salva casamentos, relações familiares, a saúde mental de uma puérpera... O mundo!

Joana d'Arc é o nome dela. Poucos sabem. Naná é o apelido dado pelo irmão desde sempre. Técnica em enfermagem, trabalhou muitos anos como babá durante o dia e em CTI de alguns hospitais à noite. Depois foi trabalhar na maternidade do IPSEMG, onde permaneceu por quase dez anos e aposentou-se recentemente. Sempre no plantão noturno. Portanto, tia Naná não tem problemas em passar madrugadas acordada.

Ela é ninja com crianças! Nunca vi uma criança que não gostasse da Naná, que não dormisse com ela em 5 minutos, mesmo depois de ter passado por 72 colos aos prantos, resistindo ao sono ou com algum incômodo. Acha TODA criança linda e se derrete toda por qualquer pequeno.

Não bastasse ser minha tia, é também minha madrinha - de batismo e casamento... Bônus extra de carinho pelos meus filhos. 

No batizado da Alice, há dois anos


Tia Naná sabe ajudar qualquer puérpera a amamentar. Sabe truques para aliviar os desconfortos - foi ela quem me ensinou a usar casca de mamão quando meus seios começaram a ferir logo que Alice nasceu. Sabe massagens para as cólicas dos bebês, drenagem linfática para aliviar as pernas pesadas pela retenção de líquidos das gestantes, massagem  relaxante para aliviar as dores nas costas das mamães cansadas. Não se intimida com choro de bebê, adora brincar com os pequenos e é, de longe, a pessoa mais disponível e capaz de se doar que eu conheço.

Eu juro: ela é de verdade! Passou 10 dias na minha casa quando Alice nasceu. Duas semanas quando Miguel nasceu. Sempre que preciso, deixo os pequenos na casa dela ou peço que venha para a minha. Quando era só a Alice, até fiz viagens curtas, de um ou dois dias, enquanto ela ficava na casa da tia Naná. 

E este ano, curtindo férias conosco
Ah, ela é super crafty também. Toalhinas com nome da criança bordado? Ela faz. Babinhas? Idem. Enfeites para as festinhas hand made que eu amo? Também.

Tia Naná merecia ou não um post pra ela? Fosse eu minimamente mística, diria que ela é um anjo! 

Toda mulher deveria ter uma tia Naná!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário