quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Padrão Yorke de Qualidade e escala Alice: Festival Saci



Entusiasta que sou de eventos para o público infantil, mais ainda, para toda a família, sobretudo em espaços públicos, resolvi que vou escrever avaliações sobre tais eventos aqui no blog.

Em BH tem crescido, em número e qualidade, as programações do tipo. O line up tem sido cada vez melhor, mas a estrutura ainda é regular e, bem fraquinha, é a postura do público.

Estivemos, Alice, Miguel e eu, na Praça do Papa para os shows do Armatrux e Palavra Cantada, terça e ontem, respectivamente. Vamos às impressões:

Espaços para oficinas e show bem divididos, sinalizados e limpos (!) - ponto para a produção. Havia cadeiras na área do show, em número bem razoável. Banheiros químicos e, acreditem: fraldário! Quem tem bebê sabe da importância e raridade desse tipo de estrutura em eventos, privados e principalmente públicos. É bem verdade que o fraldário consistia em mesa e pia, além de duas poltronas que serviam muito bem para amamentação. Ou seja, ainda não é o ideal, mas é um grande passo para quem sai com bebês.

Os banheiros químicos estavam em bom número, mas concentrados em local um pouco afastado dos shows. Isso significa não ter tempo hábil para levar uma criança pequena, atravessando a multidão e correndo morro abaixo. E banheiros químicos, convenhamos, não são muitos fáceis de se levar uma criança. Ainda é preciso pensar em estrutura mais adequado para eventos voltados para famílias e crianças. Não sei se já existe, mas inventarão caso cobremos, certo?

Havia, nos dois dias, apenas uma barraquinha de alimentação, com uma única opção, não muito adequada, ainda mais para crianças menores. Na terça, na hora do show, não havia mais água gelada. Na quarta, não havia QUALQUER bebida. E o calor era muito, muito intenso. Tive que recorrer aos tradicionais carrinhos da praça. Por sorte estava acompanhada e pude deixar as crianças enquanto andei bastante para comprar água.

Os shows foram praticamente impecáveis. Da escolha do line up à pontualidade. O som, embora de muita qualidade, teve momentos de volume muito alto, incomodando algumas crianças. Mais na terça do que na quarta. Mas imperou a animação, além do carisma de ambos os grupos e a interação com o público. E o cenário é demais, né? A praça é linda e bastante agradável. Mesmo com o enorme público de quarta, acomodou muito bem todos os presentes. Com o palco situado numa ampla área plana, foi uma delícia curtir as apresentações.


O público... Esse tem muito a aprender. Ainda jogam lixo no chão, não cedem cadeiras a quem realmente precisa delas, fecham passagens e não se importam em atrapalhar a visão de quem está atrás. Entre crianças quase sempre há uma ótima socialização e, entre mães, prevalece a solidariedade, felizmente!

Em suma, excelente programa!

A palavra de quem realmente importa:

Na escala Alice, o show da Palavra Cantada obteve avaliação máxima:


Miguel, quando perguntado, respondeu: Angu.


Na avaliação geral da cooperativa Yorke, o Festival Saci obteve 4 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário